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Briefing Planejamento de Marketing
Digital para campanha Eleitoral
Apresentação
A presente proposta visa auxiliar o
candidato a obter pleno êxito em sua campanha eleitoral e criar banco de dados
e relacionamentos que vão ser importantes em sua trajetória e novos pleitos
políticos.
Serviços
a partir de conteúdos já elaborados pela organização da campanha:
(Se houver necessidade de criarmos conteúdos,
cobraremos caso a caso)
Impulsionar
no Facebook, Instagram, Google e Youtube, usando impulse, ads e link
patrocinado, seguindo cronograma e dialogar com os eleitores durante toda a
campanha, monitorando as reações e mudando de estratégia sempre que necessário.
Utilizar
whatsapp web para enviar mensagens para as pessoas e dialogar se necessário. A
lista de pessoas será composta de contatos do próprio operador, membros da
equipe e outros fornecidos por amigos e colaboradores da campanha. O operador
adicionará 1 a um e criará lista de transmissão para enviar mensagens semanais
e dialogar até o final da campanha.
O
candidato deverá também usar seu Twitter para dar informações relevantes aos
eleitores. E podemos ajudar nas orientações e escolha de conteúdos.
A equipe de trabalho será treinada
tecnicamente pela Ellus Consultoria, sob orientação da coordenação de campanha,
incluindo o conhecimento profundo a respeito do candidato e suas ideias.
Objetivo
geral: Alcançar o maior número de eleitores possível, ampliar rede de contatos,
aumento de reconhecimento e mais engajamento entre eleitores e candidato,
lembrando que o investimento nesta eleição é permanente, pois os eleitores
conquistados votarão em outras futuras campanhas e apoios de iniciativa do
atual candidato
PREÇOS
– os preços poderão ser alterados de
acordo com o maior ou menor aprofundamento da campanha nas redes sociais
Gerenciar equipe em todas as atividades da campanha,
orientar, acompanhar as publicações e envolvimentos, medindo diariamente os
resultados.
R$xxx por semana, caso a equipe seja do próprio
candidato;
R$xxx por semana Caso a equipe seja da própria
Ellus.
Os custos de impulsionamento, ads e links
patrocinados serão pagos pelo candidato diretamente ao
Google/Face/Insta/Youtube.
Criação
de blog
R$xxx
Publicações semanais R$xxx
Serviço de criação e publicações semanais em blog do
candidato.
No blog colocaremos informações relevantes, idéias e
artigos do canditado e matérias a respeito de seu histórico, realizações e
idéias. Esse é outro recurso muito relevante, pois informa ao público a
visão política do candidato sobre os temas de interesse da população. O público
da web deseja compartilhar opiniões e atribuirá importância àqueles que pensam
como ele. Outra excelente estratégia é chamar influenciadores e especialistas
para expor sua visão no blog e respaldar o posicionamento do candidato
Criação
de site
Preço
da criação do site: R$xxx,
com R$xxx semanais para manutenção
O
site do candidato precisa conter uma área específica para falar sobre a
trajetória política, seus feitos e realizações na comunidade, pois os eleitores
irão pesquisar sua história caso se interessem por suas ideias. Tanto na
pré-candidatura quanto na campanha, esse material pode ser explorado.
Já
durante a campanha, as propostas são um conteúdo muito procurado, pois
representam o compromisso que o candidato está assumindo oficialmente com a
população. Também é importante ter uma área de notícias, para que público e
jornalistas acompanhem a agenda e as novidades durante a campanha
.
Criação Infográficos
Preço R$xxx cada infográfico
Os
infográficos são uma ótima maneira de inovar quando for necessário trabalhar
temas muito abordados em outros sites. Ele dá uma nova cara ao assunto,
apresentando a informação por outro ângulo, de forma rápida e objetiva em um
layout atraente.
Compartilhamento
certo se oferecer as informações que o leitor precisa. Também pode ser usado na
pré-candidatura, desde que não apresente propostas ou declare oficialmente a
figura pública como candidato.
ESTRATÉGIA
Divulgar conteúdo específico nas
cidades onde o Deputado já realizou alguma melhoria, semanalmente e até
diariamente se for necessário;
Divulgar conteúdo genérico e
envolvente nas cidades onde o Deputado ainda não realizou nada, semanalmente;
Cada operador vai dialogar com as
pessoas na web todos os dias até o final da campanha e ter atenção especial
para responder comentários e interagir com as pessoas que derem likes;
Faremos relatórios diários para o
comitê de campanha, visando acompanhando e revisão de estratégias;
Se houver necessidade de alguém
da Ellus viajar para tratar de assuntos da campanha os custos serão de
responsabilidade do candidato;
ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DE
RESULTADOS
Acompanharemos os resultados
diariamente para reforçar os pontos fortes e corrigir desvios, em todos os
canais trabalhados, no caso, Facebook, Instagram, Site, Blog, Google, Youtube,
etc. Registraremos, diariamente o aumento de seguidores nas mídias sociais, o
alcance dos posts, o engajamento, as interações recebidas e o número de posts
que foram publicados. Na área do site, é possível registrar semanalmente os
conteúdos mais acessados.
Gerenciamento Redes
Sociais
A partir dos temas principais a serem abordados, como "Saúde",
"Educação", "Transporte", "Motivacional",
"Juventude", "Universitários", "Mercado e
Empregos" e assim por diante.
Na
definição das postagens, pensar nas pessoas e quais os temas, formatos e canais
mais importantes para elas, considerando personalidades, estilos de vida e
também informações demográficas como classe social, sexo, etc. Considerar
também informações profissionais como dados sobre a área de atuação das
pessoas, atividades profissionais, aspirações e objetivos, obstáculos e
influenciadores (formadores de opinião) e onde e como as pessoas se informam.
Likes – Apoio
ao candidato
Os likes são a forma mais
simples de interação do eleitor com o candidato nas redes sociais ou nos sites.
Eles sempre irão indicar apoio ao emissor da mensagem, diferente dos
comentários e compartilhamentos que podem também manifestar opinião contrária.
Por ser uma ação que exige pouco do usuário – é muito fácil dar um like –, não
pode ser usado como determinante na análise de intenção de votos, mas
significará que a mensagem defendida naquela publicação foi aceita pela
audiência
Compartilhamentos
– Advogados de uma causa
Quase
todas as mídias sociais permitem o compartilhamento de conteúdo pelos usuários.
Quando um eleitor chega a ao ponto de compartilhar o conteúdo de um candidato,
significa que ele não só apoia, mas também advoga pela causa. Ele quer
convencer ou mostrar a outras pessoas os argumentos que ele defende, e
consequentemente, influenciá-las com seu ponto de vista. É muito provável que o
usuário que compartilhou sua postagem vire seu eleitor.
Há também
os casos em que o usuário compartilha o conteúdo por discordar veementemente do
que está sendo dito e querer manifestar a sua indignação, ou seja, advogar
contrariamente. Por isso é importante observar o teor dos textos que os
usuários estão usando ao compartilhar seus posts e manter o diálogo até o final
da campanha.
Comentários –
Engajamento e Relevância
Um
alto número de comentários nas postagens da sua campanha indica que o assunto
abordado é relevante para a população e suscita a discussão. Esse é um
indicador muito importante, pois os usuários que comentam em um post sentem a
necessidade de discutir determinado assunto e podem estar formando sua opinião
naquele momento.
Esse
post receberá no máximo likes e alguns compartilhamentos. Os conteúdos que
suscitam discussão são controversos em maior ou menor grau, mas são os mais
importantes para a decisão do eleitorado.
Menções –
Repercussão e Opinião
As
menções acontecem quando os seus perfis e páginas nas redes sociais são citados
espontaneamente na web. As ferramentas de monitoramento conseguem identificar
quando o nome do candidato foi citado publicamente pelos usuários, mesmo que
não haja marcação da página ou do perfil. As menções servem para medir a
repercussão da campanha, tanto positiva quanto negativamente. Representam a
iniciativa do eleitor em falar sobre aquele candidato mesmo sem receber o
estímulo direto de uma publicação.
Além
das menções ao seu próprio nome, o candidato pode monitorar as menções aos seus
adversários e as menções a tópicos estratégicos para a sua campanha. É muito
importante, além de acompanhar o número de menções, qualificá-las como
"positivas", "negativas" e "neutras" para sabe
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